top of page
logo principal.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Trip Advisor ícone social
  • Google Play ícone social
  • App-Store-Logo

Há 73 anos servindo o melhor frango ao molho pardo do Brasil! 
Seguindo a receita original de Dona Maria Clara, que conquistou o paladar dos belorizontinos, servimos mais do que frango, servimos história e tradição! 

Quer comemorar uma data importante e até aproveitar o almoço ou o jantar para um momento especial?

Unidade São Francisco: Rua Estoril, 938 
Belo Horizonte - Minas Gerais

Das tranças da Maria ao Maria das Tranças

 

Funcionando em uma casa de fazenda adaptada no bairro São Francisco, em 15 de agosto de 1950, surge o Restaurante Bolero, criado por Dona Maria Clara para sustentar a família.


A história do restaurante está associada à vida de Maria Clara; pessoa de hábitos simples, muita fibra e grande caráter. Era ela mesma quem realizava as compras, administrava as contas, e o mais importante, fazia o prato principal: Frango ao Molho Pardo, acompanhado de angu, quiabo e arroz.
 

Mais tarde, o Bolero passou a ser chamado de Maria das Tranças — nome dado pelos clientes devido ao penteado de sua fundadora.

Maria das Tranças
Bolero - Maria das Tranças

O frango escolhido no quintal 

 

No começo o frango era caipira e o cliente escolhia qual queria direto do quintal. Daí em diante Dona Maria Clara começava o preparo, que durava horas! O cliente aproveitava a boa prosa e a cachacinha com rapa de angu, era mais que um almoço, era uma experiência especial. 


Os anos se passaram, o Bolero se tornou Maria das Tranças, passou de geração em geração e hoje está nas mãos de Ricardo Rodrigues, neto de Maria Clara que com muito carinho e garra segue os passos e as receitas da avó. 


Ah! E ele segue a tradição tão à risca que o frango continua sendo abatido em uma estrutura própria do restaurante, garantindo uma carne fresca e um sabor incomparável, assim como fazia a sua avó. 

Selo JK de satisfação!

 

O frango ao molho pardo de Dona Maria Clara foi ficando cada vez mais famoso e, por isso, um várias personalidades e celebridades já vieram ao restaurante saborear a iguaria. Entre elas, Juscelino Kubitschek, Elis Regina, Vinicius de Moraes e Magalhães Pinto já saborearam a especialidade da casa e deixaram seus elogios no Livro de Ouro.


Juscelino era um cliente assíduo! Amigo pessoal da família, chegou a almoçar diversas vezes na casa da nossa matriarca, além de recebê-la também em sua casa. É por isso que tudo por aqui tem o selo JK de satisfação garantida!

Juscelino Kubstschek - MARIA DAS TRANÇAS

73 anos
DE TRADIÇÃO

3 gerações
A SEU SERVIÇO

12.000

PRATOS SERVIDOS POR MÊS

Trancinha - Maria das Tranças

O Trancinha

 

Há alguns bons anos atrás, quando o Maria das Tranças ainda se chamava Bolero, um cliente chegou aqui pedindo uma panela emprestada para levar o seu frango ao molho pardo pra casa.  Como cliente é rei, dona Maria Clara nem pestanejou e cedeu ao pedido. O que ninguém sabia é que dali pra frente isso viraria um hábito. E foi assim que várias pessoas começaram a aparecer com a sua panela de pressão prontinha pra ser preenchida com nosso frango quentinho. Nascia o bolerinho!

Hoje ele se chama Trancinha, acompanhando o novo nome do nosso restaurante. Mas o restante continua igualzinho: todo domingo tem fila de clientes, cada um com a sua panela, esperando pra encher de frango! 

Ah! E para os moderninhos de plantão que querem receber nossas delícias em casa, também temos delivery próprio, Ifood, Rappi e Uber Eats!

Compromisso
Nossos colaboradores são mantidos o maior tempo possível na casa pois são parceiros valiosos no dia a dia de trabalho.
Os garçons são todos qualificados. Eles recebem um treinamento especial e possuem um envolvimento de amizade e companheirismo, característica marcante na direção familiar.

 

Cuidamos do meio ambiente! 
O Maria das Tranças realiza coleta seletiva dos seus resíduos recicláveis e investe na destinação correta dos resíduos orgânicos. Além disso, recentemente inaugurou uma usina fotovoltaica, que produz energia limpara para o funcionamento do restaurante. 

bottom of page